Adriano Arrué Melo

Tecnologia de aplicação em destaque

Esse é o principal fórum de discussões sobre o tema e o local onde são apresentadas as inovações da área. O evento contou a participação de 450 inscritos de vários países da América Latina.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Importância da participação

Tive a oportunidade de estar representando a nossa Universidade Federal de Santa Maria e levei comigo dois mestrandos que puderam estar com as maiores referências da área de Tecnologia de Aplicação no Brasil e no mundo. Além disso, nessa edição tive o privilégio de proferir uma das palestras do evento. Isso é de extrema importância no sentido de poder mostrar um pouco das pesquisas que são desenvolvidas aqui na UFSM.


Principais temas discutidos

O evento contou com palestrantes internacionais que trouxeram vários temas inovadores. Entretanto, o grande destaque dessa edição foi a utilização de drones de pulverização. Tivemos um total de oito palestras, incluindo a minha, específicas sobre esse tema. Portanto, foi um momento importante de atualização sobre os principais resultados da utilização desses equipamentos.


Drones de pulverização

Um dado que chamou atenção é o aumento do número de drones de pulverização disponíveis no Brasil atualmente. Todavia, ainda carecemos de mais dados científicos sobre esses equipamentos, pois ficou claro que se trata de um grande potencial de utilização, mas que precisa ser bem estudado. Dessa maneira, o conhecimento técnico e científico é fundamental para que tenhamos uma aplicação eficaz!


Embrapa Arroz e Feijão 

Aproveitando que estávamos em Goiânia fizemos uma visita técnica na Embrapa Arroz e Feijão, que fica numa cidade próxima. Durante o turno que estivemos lá, foi possível conhecer a estrutura da unidade e algumas das pesquisas que já sairão da unidade e que estão em desenvolvimento.


Feijão transgênico

Foi justamente nessa unidade que foi desenvolvida uma cultivar de feijão carioca transgênico que tem resistência ao Bean golden mosaic vírus (BGMV). A adoção dessa nova cultivar irá reduzir a utilização de inseticidas na cultura. Afinal, para evitar a doença, os produtores precisam controlar a mosca-branca, que é o seu principal vetor.


Novas tecnologias

Além de novas cultivares, o pesquisador José Geraldo da Silva, que é do setor de Mecanização Agrícola, nos mostrou vários equipamentos que foram desenvolvidos nos últimos anos. A maioria dos novos implementos agrícolas são voltados à agricultura familiar com foco nos cultivos de feijão e arroz de sequeiro na região de Goiás. Dessa maneira, essa foi mais uma oportunidade de conhecer inovações e gerar novas parcerias de pesquisa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Setembro chuvoso Anterior

Setembro chuvoso

Case de sucesso na Agricultura Próximo

Case de sucesso na Agricultura